Considerações de Marcos 4: #rpsp

Em Marcos 4 encontramos quatro parábolas. Elas ilustram um importante princípio do reino de Deus, que é o crescimento.

Na parábola do semeador (Mc 4:1-20) a semente (que simboliza o Evangelho), que caiu em boa terra (a terra aqui simboliza o nosso coração/mente) “deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um” (Mc 4:3), mostrando que mesmo bons corações reagem de modo diferente à Palavra de Deus, produzindo menor ou maior fruto.

A parábola da lâmpada ou da candeia (Mc 421-26) - que implica que não basta "ter" a luz, é preciso compartilhar esta luz, e mais que isso, é preciso "ser" luz - inclui a seguinte observações: “Pois ao que tem se lhe dará…” (Mc 4:25). Esta é uma bênção à semente que se transforma em um semeador.

Nas parábolas restantes, da semente (Mc 4:26-29) e da semente de mostarda (Mc 4:30-34), o foco também está no crescimento como consequência natural de uma vida transformada pelo Espírito. A semente que é espalhada cresce em estágios até que esteja madura. O reino de Deus é como uma pequena semente de mostarda que “uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra” (versículo 32). O amadurecimento da Palavra no coração do crente o transforma, cada vez mais, à semelhança do Eterno, para benefício daqueles que estão ao seu redor.

O capítulo termina com Jesus acalmando a tempestade (Mc 4:35-41) que serve para nos dar segurança de que Aquele que "começou a boa obra em vós, há de concluí-la" (Fp 1:6). Nós não precisamos ser temerosos de sermos discípulos de Jesus e de testemunharmos para Ele, pois ele cuida de nós ao longo do caminho. Jesus começa a obra em nós e Ele espera que mais façamos discípulos (Mt 28:19) e compartilhemos a luz que recebemos nos tornando luz para os outros e conduzindo outros a serem eles mesmo luzes.

Que você possa ter uma boa noite hoje (e um bom dia amanhã) decidindo ajudar o reino de Deus a crescer utilizando todas as oportunidades de compartilhar o evangelho com os outros, começando em seu lar e na sua vizinhança! Graça e paz para você!
#rpsp

Reply · Report Post