Considerações sobre Marcos 5: #rpsp

Continuando a narrativa do capítulo 4, Jesus e Seus discípulos chegam ao outro lado, em Gergesa (atual Kursi; cf. Mc 5:1). Neste ponto da narrativa se inicia uma história que domina boa parte do capítulo (Mc 5:2-20), apenas dividindo espaço com a história da ressurreição da filha de Jairo e da cura da mulher com fluxo de sangue que, juntas, formam uma única história/no texto Bíblico Mc 2:21-43). Por questões de tempo e espaço, vamos nos concentrar na primeira história que fecha a narrativa da travessia iniciada no capítulo 4.

O que mais chama atenção numa leitura cursória são as cenas de ação do confronto entre Jesu e um endemoniado. Marcos e Lucas descrevem somente um homem possuído por um demônio, mas Mateus refere-se a dois. Dos dois, um deles era mais agressivo e estava prestes a atacar a Jesus, daí a diferença nas narrativas. Nessa experiência, Jesus foi confrontado por dois homens selvagens (Mc 5:3-4). A possessão demoníaca era tão grave que a própria semelhança humana quase se apagara neles “pela presença dos demônios que os possuíam, parecendo mais feras que criaturas humanas” (O Desejado de Todas as Nações, 234).

Ao sair Jesus do Barco, o endemoniado vem, dos sepulcros, ao encontro de Jesus (Mc 5:2). Jesus opera uma cura maravilhosa, mas numa atitude inusitada ele concede a um pedido daquela legião de demônios: "Manda-nos par aqueles porcos" (Mc 5:12). Infelizmente, a população da cidade não aceitou de imediato e por medo, pediu para que Ele se retirasse, o que Ele prontamente atendeu (Mc 5:17-18).

Neste ponto chegamos a parte realmente esquisita da história: Jesus não deixa o suplicante ex-endemoniado ir com ele (Mc 5:18)! Isto é interessante pois Jesus havia cruzado durante toda a noite o "mar" da Galileia, e ao chegar no seu primeiro encontro Ele, ao libertar o homem com o espírito imundo, acata o pedido dos demônios de os lançarem aos porcos. Na sequencia, Ele também acata o pedido dos habitantes da região para que Ele fosse embora, mas não acata o pedido sincero daquele que Ele veio Salvar!!!

Este detalhe é fabuloso, pois revela duas coisas muito interessantes sobre o discipulado de Jesus:

a) Jesus era intencional: Nada do que Ele fazia era por acaso. Ele cruzou o mar da Galileia só para salvar uma pessoa, mas com a intenção explicita de salvar uma vila, ou região, inteira. E além disso, ele estava disposto a pagar o preço, as longas horas, a confrontação com as forças do mal e mesmo o risco de ser mal compreendido. Tudo por amor dos que Ele viera salvar.
b) Toda a narrativa é um pano de fundo para Jesus nos ensinar o que é fazer discípulos em sua concepção. Para Jesus fazer discípulos é transformar vidas. Ele pega alguém que era uma caricatura de ser humano e o restaura. Mesmo sem muita instrução formal, com apenas alguns breves momentos com Jesus, ouvindo-lhe os seus ensinamento, ele foi chamado a ser uma testemunha, Ele mal havia nascido no reino de Deus, mas já era um missionário. Cada um de nós, não importa quão pequena a luz que temos, já estamos na obrigação, diante de Cristo, de compartilhar com outros e assim crescermos como discípulos e discipuladores nós mesmos.

Para Jesus, na visão Bíblica, discipulado e cristianismo são a mesma coisas e são um processo contínuo, de contínuo crescimento. No clássico devocional "O Desejado de Todas as Nações", p. 128, lemos o seguinte: "Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos e tornando ansiosos de beber da água da vida os que estão prestes a perecer.”

Jamais devemos pensar que não temos nada para compartilhar a respeito de Jesus. Deus precisa que digamos aos outros o que Jesus fez por nós, não importa o quão simples ou quão grande seja. Ao fazermos isso, Ele irá alcançá-los com o Seu amor.

Que você possa ter um dia de transformação, sendo um verdadeiro discípulo de Jesus e compartilhando com aqueles ao seu redor aquilo que você aprendeu dEle. Graça e Paz para você!

#rpsp


Reply · Report Post