Considerações sobre João 1: #rpsp

O Evangelho de João é o último Evangelho a ser escrito pelo então último apóstolo vivo. Na época de sua composição, já no fim do primeiro século, a Igreja Cristã passava por uma "crise de meia-idade". Ideias estranhas sobre a natureza de Cristo, advindas, entre outras, de heresias gnósticas, invadia a Igreja e João escreve seu Evangelho para contar que realmente é Jesus: Ele é Deus, Ele é o Criador.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” (Jo 1:1-2). Estas são as palavras iniciais do Livro que ecoam as palavra iniciais da Bíblia em Gênesis 1. Em Ambas as passagens apresentam Deus falando e criando pela Sua palavra no Princípio, mas em João a Palavra de Deus, o Verbo, se "fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (Jo 1:14)

Em João 1, Cristo é o Princípio da criação de Deus (Jo 1:1; cf. Gn 1:1), é a Palavra criadora de Deus (Jo 1:12), e sobre tudo, antes mesmo do mundo ser Criado, Cristo Era Deus (Jo 1:1).

Jesus, ao decidir vir em carne como um de nós, vem trazer luz, cura e salvação para quem está disposto a aceitar Suas generosas dádivas. Ele vem como alguém que deseja nada menos que o melhor para a raça humana. Deus deseja que os homens se tornem o melhor que Ele possibilitou que eles sejam e façam o seu melhor com o que Ele lhes deu.

E neste contexto, desde o início do seu Evangelho, João mostra o discipulado em ação. Logo após introduzir João Batista como o exemplo máximo daqueles que preparam discípulos para Cristo, ele nos introduz a dois discípulos de João, que após serem "apresentados" a Jesus por seu mestre, resolvem segui-lo. André, um desdes primeiros discípulos de Jesus, assim que é aceito como discípulo já vai e divide as boas novas com seu Irmão Pedro e o leva até Cristo (Jo 1:40-42). Para João, discipulado é o resultado de um coração alegre e grato pela salvação recebida, que a medida que recebe nova luz, vai e reparte com aqueles que ama.

A mesma sede de testemunhar de Cristo a medida que vai aprendendo é vista também na história de Felipe e seu primo Natanael (Jo 1:43-51). Podemos ser como João Batista e compartilhá-lo com todos que quiserem ouvir. Podemos buscá-Lo como fizeram os primeiros discípulos e proclamá-Lo como o Messias compartilhando as boas novas com aqueles que amamos e os que estão ao nosso redor.

Meu desejo é que você hoje também possa ter um encontro com Cristo que transforme tua vida. Que o amor de Jesus possa te impulsionar para que você também transforme vidas falando do que Cristo fez por você! Tenha um bom dia com Cristo!!!

#rpsp

Reply · Report Post